Beleza


Desde 3500 a.C. as egípcias ja tingiam as unhas inicialmente de com henna preta. No império Romano valorizava-se unhas bem polidas. Na China e no Japão, unhas compridas eram sinal de nobreza  usavam  vários extratos de plantas medicinais, purê de rosas, petalas de orquideas misturados com Alumen (hidratado de potassio- aluminio sulfato - alum depotassio), usaram também goma arábica com clara de ovo, gelatina e cera de abelhas.
Já em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas às vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro. Em 1830 surge o primeiro apetrecho de manicure, com este instrumento podia-se empurrar a cutícula, até o dado momento as cutículas era removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos. Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure.
Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polir eram usados cremes colorantes e pós. Havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais do que um dia nas unhas.
Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.
Já 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, e um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquilhar os lábios e unhas da mesma cor.
Na década de 70 vem os esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda.
Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. A decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.

Em 600 antes de Cristo, no tempo da dinastia Chou, já existiam cores específicas designadas às mulheres da realeza para separá-las das mulheres comuns. Inicialmente, a realeza usava dourado ou prateado mas, conforme o tempo foi passando, essas cores mudaram para preto e vermelho. Enquanto isso, a classe baixa tinha que se contentar com cores mais claras. Se pessoas que não fizessem parte da realeza fossem vistas usando as “cores reais”, elas seriam executadas!



Não está claro como o esmalte evoluiu depois da antiguidade, mas de acordo com um artigo publicado na “Nails Magazine” em 2007, no século 19 as unhas eram tratadas com óleos essecias vermelhos e polidas com tecidos de camurça. Um século mais tarde, algumas mulheres massageavam suas unhas com pós e cremes coloridos e então as poliam para deixá-las brilhantes. Durante esse periodo, as mulheres também usavam um esmalte transparente, que era aplicado com um pequeno pincel feito com pelo de camelo.


No século 19,  já havia livros que continham instruções para fazer a pintura de unhas. O estigma contra qualquer forma de cosméticos era muito forte e a maioria das mulheres simplesmente lustravam suas unhas com cremes e pós coloridos. 

Cuidados para as unhas incluíam massagem com manteiga de cacau, vaselina ou azeite sobre elas para o brilho e saúde. 
 Uma mistura composta de óxido de estanho, Carmine, azeite de lavanda e óleo de bergamota, também podia ser misturado e aplicado por manicures.




Um dos produtos  mais vendidos   na época  foi o famoso Hyglo Graf



Por volta do ano 1800, as unhas curtas e arredondadas eram as preferidas… Já na Europa 1830 foi criado o afastador de cutículas, para facilitar a vida das mulheres, porque antes era tirado com ácido e tesouras…



Mas foi no ano de 1920 na linda França que o esmalte que conhecemos e amamos foi criado… A criação do esmalte como o conhecemos, é atribuída a Michelle Menard (maquiadora francesa) nos anos 1927 e foi inspirada nas tintas para carros, um verniz criado pelos irmãos Charles e Martin revson, para proteger as pinturas dos carros. O interesse pelo esmalte para unhas começa então a florescer e muitas estrelas de Hollywood eram vistas com frequência exibindo unhas bem vermelhas.

Ideia preciosa essa da maquiadora… E o produto era comercializado em pequenos potinhos de porcelana e era rosado, o pincel era de pelo de camelo e sua duração era de apenas algumas horas… Os irmãos Revson acharam que o produto tinha potencial de montaram a fábrica da REVLON (O S foi substituído por L por causa de Lachmen, o químico que se juntou aos irmãos para esta empreitada rentável). Revlon foi constituída em 01 de março de 1932. - Revlon Nail Polish Corporation.


Desde então, foram criadas inúmeras outras cores de esmalte. Hoje em dia, as corem cobrem todo o espectro, do preto ao branco, do vermelho ao verde, passando por todas as cores intermediárias.



O primeiro esmalte para unha foi da marcada Revlon




Propaganda da Cutex



Fontes diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!